Visite: entre em contato com um guia ou agente local.

Vista aérea

Créditos: José Cordeiro/ SPTuris

Parque Natural Municipal Bororé

Tem 170 hectares e está nos limites da Subprefeitura de Capela do Socorro, na Ilha do Bororé. Possui alta relevância ecológica para a região, pois está numa faixa de transição entre trechos urbanos do distrito do Grajaú e áreas mais preservadas. É formado, predominantemente, por fragmentos de Floresta Latifoliada Ombrófila Densa e possui clima Tropical Atlântico Superúmido. Além da represa Billings, estão nos arredores deste parque os bairros Santa Tereza e Chácara Santo Amaro. As demais áreas do entorno caracterizam-se por sítios e chácara de lazer. Ele está inserido na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, sub-bacia Billings-Tamanduateí e está localizado nos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Bororé-Colônia.

Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Parques Naturais Municipais são Unidades de Conservação de Proteção Integral, com o objetivo de preservação de sua vegetação nativa.

Este Parque possui alta relevância ecológica para a sua região de inserção, dado que está localizado numa faixa de transição entre a frente de expansão urbana do distrito Grajaú e as áreas mais preservadas do extremo sul do município de São Paulo. A ameaça constante, representada pelo processo de crescimento desordenado da mancha urbana da metrópole faz com que a sua proteção seja extremamente importante no sentido de garantir a preservação dos fragmentos de Mata Atlântica e de seus recursos naturais, a exemplo da água que abastece os nossos mananciais.

Localizado na Ilha do Bororé, península na represa Billings, é possível contemplar a paisagem no píer na margem da represa Billings e ainda fazer as trilhas do Aventureiro e do Lago. Saindo da CIT Polo de Ecoturismo, siga pela Av. Sen. Teotônio Vilela e vire à esquerda na Av. Paulo Guilguer Reimberg, continue pela Estrada Velha da Varginha, em seguida pela Av. Paulo Guilguer Reimberg novamente até à Estrada das Vieiras.

Serviço:
Parque Natural Municipal do Bororé
Estrada das Vieiras, s/nº – Grajaú
Quinta, sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h
+ 55 11 5187-0322
Página oficial